Livros Recomendados

Livro Vivo : Engenharia de Requisitos (Sou o autor desse livro. É um livro diferente. Baseia-se em um pré-livro escrito em 1994, que ao longo do tempo irei corrigindo defeitos, e acrescentando comentários e novos capítulos. É um livro livre, mas como usa o repositório do Google tem anúncios. I am the author of this live book. It is a new concept that I am just developing. It is based on the first draft of a Requirements Engineering book that I wrote in 1994.)

Requirements Engineering Book (Sou o editor desse livro junto com Jorge Doorn. Foi publicado em 2004, mas é extremamente atual. Contém tópicos que ainda estão sendo desenvolvidos como pesquisa e tópicos que já encontram uso em corporações de com nível de maturidade na produção de software. São vários artigos. Todos eles escritos por pessoas que estudaram a fundo o seu assunto. I am co-editor of this book. It deals with the main issues in RE. Each chapter has a different set of authors, which are experts in the topic. It will help you to better understand the difficulties of requirements engineering.)

Software Engineering Book (O livro base em Engenharia de Software. Digo que é o livro de cabeceira do engenheiro de software. Defitivamente o melhor livro para ter-se uma visão ampla da disciplina. I consider it to be the book in Software Engineering. It provides the huge landscape of the discipline in a direct way. I would say that this book is the reference book for software engineerig)

Michael Jackson RE Book ( Um livro excelente, Jackson escreve como poucos, e é direto no assunto. Esse livro é um livro sobre conceitos que ajudam a entender o amplo espectro dos problemas que os engenheiros de requisitos têm que lidar. This is a excellent book of well crafted definitions. It is a must for a deep understanding of the mysteries of software requirements)

XP Book (O livro responsável pela onda XP. Um livro fundamental para quem tem interesse em saber mais sobre o processo de produção de software. É uma visão que tem conquistado muitos adeptos, apesar de que muitos não seguem, como deveriam, as recomendações. The book responsable for the XP wave. Great book to deep your understanding of the software production process. Several claim to use it, but few do follow it as they should.)

Code Complete (Reunião de várias técnicas de boa programação. This book has been a best seller, for good reasons).

Structure and Interpretation of Computer Programs – 2nd Edition (MIT Electrical Engineering and Computer Science). Livro obrigatório para quem quer aprender a programar. É diícil, mas é essencial. “The” purple book, a must read for real programmers.

Linked: How Everything Is Connected to Everything Else and What It Means (Um livro excelente para ter-se uma idéia da importância das redes, e da complexidade envolvida. A must read book to better understand the scale of complexity we must deal with.)

O Povo Brasileiro (Um livro obrigatório para conhecermos melhor a formação do povo brasileiro.  Nele, Darcy Ribeiro usa de seu conhecimento e de sua paixão por esse pedaço do planeta Terra  para contar, com uma perspectiva de antropólogo e político, a saga de um povo que é, fundamentalmente, uma mistura de povos).

13 Respostas to “Livros Recomendados”

  1. Aula 7 « Princípios de Engenharia de Software Says:

    […] Na primeira parte falei sobre Código. Recomendei o livro Code Complete de McConnel. Sobre código enfatizei: […]

  2. joubert Says:

    compus uma planilha de débitos e financeira no excel utilizando algoritmos
    -debitos do mês (1a. página)
    -planilha de sobras (2a. página)
    …é pessoal e bastante detalhada com totais de debitos a vista e predatados com historicos aplicados em algoritmo
    …as sobras são detalhadas também em algoritmos absorvendo os debitos totais da 1a.planilha.
    Posso fazer dela um Software? e quse positivo qual a linguagem de sistema mais apropriada?
    obrigado,
    joubert

  3. Aula 1 « Princípios de Engenharia de Software Says:

    […] Março 1, 2007 Posted by pes2006 in engenharia de software. trackback Veja mais detalhes sobre os livros recomendados.  São eles o livro do Prof. Sommerville e o livro de […]

  4. O Debate entre Eficiência e Facilidade de Leitura « Amazing Says:

    […] na sua argumentação: a referência a Regra de Pareto. Como bem explica Steve McConnel em Code Complete, a regra 80/20, ou Regra de Pareto já foi observada por Barry Boehm, por Knuth (4% de um programa […]

  5. Aula 11 « Princípios de Engenharia de Software Says:

    […] e o comportamento de objetos pertencentes aquela classe. Portanto se um livro é uma classe, Code Complete e Software Engineering são objetos pertencentes a essa […]

  6. Aula 1 « Princípios de Engenharia de Software Says:

    […] Agosto 7, 2007 Posted by pes2006 in engenharia de software. trackback Veja mais detalhes sobre os livros recomendados. São eles o livro do Prof. Sommerville (Software Engineering) e o livro de McConnell (Code […]

  7. Redes de Produtos (Mineração de Dados Econômicos) « Amazing Says:

    […] de Produtos (Mineração de Dados Econômicos) Um dos livros que recomendo é o livro do Professor Barabási sobre conectividade. O Professor e seu grupo na universidade de […]

  8. leonilio rodriguesde sousa Says:

    gostei do material que foi exposto, portanto peço que mande-me, atravez do meu email dicas de como deve trabalhar um estudante de sistemas de informação para ser um bom profissional.

  9. Endrigo Caracciolo Gurgel Says:

    Julio, parabéns por todo seu trabalho e colaboração para a Engenharia de Software.
    Fico realmente admirado com seus textos, artigos, palavras e trabalhos exemplares.

    Estou tentando agendar com clama e disponibilidade junto ao Gustavo e a Soeli do LES, uma visita para, se possivel eu conheça mais um poquinho sobre o ER, o DRACO e se possivel ter enorme prazer te conhecer.
    Será uma honra.
    e mais ainda poder desenvolver algo junto a ti,
    Abs
    tudo de Bom;

    Endrigo Caracciolo Gurgel

  10. manoel farias Says:

    onde posso comprar ou baixar esses livros, gostei muito…,

  11. Julio Cesar Sampaio do Prado Leite Says:

    Siga os elos de cada um.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: