Educação — AOSD — Engenharia de Requisitos

Educação é importante.  Todo mundo sabe, todo mundo diz, mas é incrível como leva-se tempo para tomar atitudes que realmente procurem atacar o problema de forma eficaz.

O Esado do Rio de Janeiro ficou entre os últimos colocados nas provas de avaliação do ensino médio.  Isso é o Estado do Rio de Janeiro, berço da República!  É difícl, mas os tomadores de decisão precisam agir.  Desde de que publiquei, aqui, os salários dos professores da rede estadual, pouco mudou.

O ponto principal é que para que se tenha um bom ensino, para todos e não só para alguns é fundamental que tenhamos bons professores.  Bons professores são antes de mais nada cidadãos que tenham oportunidades para continuar aprendendo e exercitando a tarefa de transmitir conhecimento.  Isso só é possível na medida que professores tenham a oportunidade de participar da vida cultural e tenham um “status” reconhecido pela sociedade.

Numa sociedade capitalista, professores do ensino básico e ensino médio que estiverem com ganhos inferiores aos ganhos da classe média dificilmente terão condições para ser bons professores.  Insistir em métricas de performace local, sem que haja essa condição é gastar dinheiro do estado em vão.  É fundamental trazer os profissionais de educação para uma posição na sociedade onde eles possam efetivamente ter condições de fazer um bom trabalho.

Claro que essa observação vale para todos os trabalhadores, mas em especial os da educação, porque esses formam as novas gerações.  Continuar com a política de segregação onde o estado fornece o ensino de má qualidade e o bom ensino é limitado para os poucos que podem pagar é contribuir de maneira explícita para que continuemos uma sociedade desigual.

Por falar nisso, repito, abaixo, uma nota que postei na lista da SBC.

————-
Recentemente, a ONU, através do PNUD, divulgou o relatório sobre desenvolvimento humano na América Latina. Atualmente só existe a versão em Espanhol. Vale a pena olhar, já que ler, leva mais tempo, afinal são 209 páginas. É triste ver que ainda vivemos numa região com tanta desigualdade. Em particular olhe na página 26.

Interessante é o quadro da página 95 que relaciona a carga de impostos da AL em comparação com outras regiões. É um problema muito sério.

O jornal espanhol El País criou uma seção especial  sobre o tema. Vale a pena explorar.

Encontrei, também, o Caderno 1 do relatório de desenvolvimento humano 2009/2010 feito pelo PNUD para o caso brasileiro. É bastante interessante porque mostra os anseios da população, e a clara preponderância da preocupação com a educação. Leia ( 72 páginas).

Em particular esse Caderno 1 tem duas relações com temas da Engenharia de Software.

O primeiro é o tratamento explícito de Características Transversais. Será que leram a tese da Lyrene Fernandes da Silva?

O segundo é a tarefa de elicitação de requisitos usando a técnica de leitura de documentos substanciada por uma ontologia extremamente simples. Segundo o relatório, foram analisados cerca de 400 mil textos com uma equipe composta de 160 pessoas, sem nenhum auxílio de técnicas de leitura de documentos automatizadas.  A tese da Miriam Sayão poderia ter ajudado.

Tags: , , , , , ,

2 Respostas to “Educação — AOSD — Engenharia de Requisitos”

  1. PNUD – Características Transversais (AOSD) « Amazing Says:

    […] Amazing Esses textos pertencem ao autor. Se gostou: use. No entanto, não esqueça de fazer a citaçâo. [Leite 07] Leite, J.C.S.P., “título da nota”,”mês/ano”, em Amazing — Comentários sobre Engenharia de Software, https://jcspl.wordpress.com/, 2007. « Educação — AOSD — Engenharia de Requisitos […]

  2. Educação « Amazing Says:

    […] Nesse espaço além da ênfase na Engenharia de Software, opino de maneira política. Ressaltei várias vezes a importância da Educação (veja aqui, aqui e aqui). […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: