Muitas vezes já escutamos que a educação é importante, principalmente a educação fornecida pelo estado. Toda Nação procura cuidar dessa tarefa fundamental do estado, pela simples razão de que a educação é importante porque melhora a vida da sociedade como um todo.
Nos últimos quarenta anos o estado brasileiro deixou de lado a educação básica. Qual a razão? É difícil de saber, mas é triste ver o quanto nossa sociedade foi, aos poucos, deixando de dar importância à educação básica e, em especial, a educação pública.
Recentemente o jornal O Dia publicou a tabela de vencimentos da carreira de magistério do Estado do Rio de Janeiro que tiveram um aumento em função da qualificação do docente. É ver para crer. Um professor com mais de 25 anos de dedicação ao magistério ganha R$ 759,57 (menos que dois salários mínimos). Um professor iniciante (até 5 anos) com Doutorado irá ganhar R$ 605,52. Em particular: é interessante notar que, o que ganhará o professor que acabe de concluir seus estudos de doutoramento, é menos da metade de uma bolsa de doutorado fornecida pelo governo federal! Ou seja, um professor faz o doutorado com bolsa e depois quando for lecionar na rede estadual ganhará menos da metade!
É um exemplo de como a sociedade brasileira deu importância à educação nos últimos anos e continua dando!
Pense sobre isso.
O pior de tudo é escutarmos a justificativa frequentemente dada pelos ocupantes de cargos do estado brasileiro: faltam recursos!
É triste. Triste não é só a justificativa, mas a maneira como toda a sociedade aceita a justificativa.
julho 30, 2007 às 3:56 pm |
Caro Júlio, a educação em todos os níveis é, de longe, o parâmetro que tem maior impacto em todos os demais indicadores sociais, pois afeta todos os demais. Com acesso a educação de qualidade, todos os demais indicadores melhoram, inclusive pobreza, fome, etc. E como você disse, estamos sempre justificando e correndo atrás do que deixou de ser feito, e nunca conseguimos ir adiante, sempre somos “o país do futuro”. Abraço, José Luis.
julho 31, 2007 às 6:27 pm |
José Luis,
Obrigado pelo comentário. Creio que temos, sempre que possível, lembrar que a educação é importante.
Abraço,
jcl
agosto 1, 2007 às 8:52 pm |
Eu acho a educação muito importante, mas será que o povo quer ser educado?
Hoje, a maioria das pessoas só estuda por causa do mercado e não porque querem ser melhores cidadãos.
julho 30, 2010 às 2:03 pm |
[…] berço da República! É difícl, mas os tomadores de decisão precisam agir. Desde de que publiquei, aqui, os salários dos professores da rede estadual, pouco […]
outubro 17, 2010 às 1:27 am |
[…] opino de maneira política. Ressaltei várias vezes a importância da Educação (veja aqui, aqui e […]