Cotas na Universidade

Nada mais polêmico do que esse tema.

Por que esse tema?  Explico:  estava buscando uma referência sobre uma frase que meu amigo Chris Pidgeon, que nos deixou fora de hora, tinha pregada na sua sala na UCI.

“If you think education is expensive, try ignorance”

Ajudou-me o Goolge, que novidade!, e cheguei ao sítio http://en.thinkexist.com/.  Lá descobri que os dizeres acima são atribuídos a Derek Bok.  Pesquisando um pouco mais, cheguei a uma entrevista sobre um dos últimos livros de Bok.  Muito interessante.  Baseados em dados estatísticos procura mostrar o sucesso da política de cotas nos Estados Unidos. 

Claro, aqui no Brasil, é outro caso, outra cultura, outro tipo de política de integração racial, mas não custa ler o que apontei acima.

Procurando sobre o título acima, fui nos dois primeiros elos.  É uma posição favorável às cotas e procura fazer um breve resumo de possíveis justificativas.  Tem dados estatísticos também. 

No entanto, vale lembrar que estatísticas sobre “raça” no Brasil são poucas e muitas vezes na resposta sobre raça, os brasileiros respondem: brasileiro.  (não tenho estatísticas sobre isso…).

Resumindo:  esta postagem tem a única intenção de apontar: a) como cheguei ao  Bok, b) a curiosidade de sua entrevista e c) apontar para um elo popular na rede. 

Opinião sobre o sistema de cotas no Brasil, é um tópico complexo.  Escrevi essa postagem para me lembrar que devo ler mais sobre isso!

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: