Marcando : Tagging

O que vem a ser “tagging”, que traduzi de primeira para “marcando”?

O “tagging” é uma nova maneira de utilizar a internet. É a maneira de não só guardar suas páginas favoritas, mas como também de dividir seu conhecimento com outros, e claro, com você mesmo.

Como funciona? É simples: para cada endereço que você vai guardar, o software de marcadores oferece a oportunidade para que você dê um conjunto de marcadores (“tags”) para o endereço.

Suponha que você quer guardar o elo para o globo.com, você pode marcá-lo, como: “jornal”, “oglobo”, “notícias”, “notíciasonline”, e qualquer outro termo que facilite com que você voltasse a achar o endereço. OK, o exemplo é fraco porque afinal de contas a maioria dos leitores de O Globo, sabe como chegar lá.

No entanto, suponha que você gostou do que está lendo aqui. Então você poderia marcar essa postagem com os marcadores: “delicious”, “tagging”, “marcando”, “marcadores”, “endereçospreferidos”, “amazing”, … Qualquer palavra ou frase que ajude-o a voltar a esse endereço. A escolha é sua, o software pode sugerir alguns marcadores, mas no fundo é você que decide como identificar aquela página. É uma atividade que ganha cada vez mais adeptos na internet. Veja em delicious ou em snipy, dois softwares que dão apoio a utilização de marcadores.

Como exemplo veja como marquei um Cartum do Dilbert, ou como marquei a página do Werpapers.

No meu “blog” em Inglês, marquei alguns endereços onde discute-se o assunto.

O principal aspecto, que já tinha notado na minha primeira postagem nesse “blog”, é que com as pessoas colocando marcadores em páginas, acaba-se construindo uma meta memória coletiva, facilitando a descoberta de coisas na própria internet.

Esse tópico tem a ver com o conceito de ontologia, antes um tema dedicado aos filósofos, e que hoje é um tópico importante para a informática, principalmente no contexto da internet.

O que está esperando…

Comece, você também, a marcar suas páginas favoritas! Eu sei a interface é em Inglês, mas com um pouco de esforço a língua não deve ser um obstáculo. Você vai gostar: é um pouco divertido também.

Qual a diferença entre marcadores e categorias? Bem isso fica para uma próxima postagem.

(08/07) – Escrevi um texto sobre o uso de marcadores pelo jornal Estado de São Paulo.

Uma resposta to “Marcando : Tagging”

  1. fmn06 Says:

    Professor, segue o link para o nosso blog. Alunos: Nicolau Cola, Márcio Cunha, Felipe Rondon.

    https://fmn06.wordpress.com/

    Abs!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: