Darcy Ribeiro

Caramba! Semana passada, numa aula, mencionei Darcy Ribeiro: fiquei surpreso com o desconhecimento dos alunos sobre essa importante figura do Brasil recente. Na mesma semana o articulista Zuenir Ventura se lembrava da falta que ele faz.

Aproveito a oportunidade para citar uma passagem do seu discurso de posse no Senado Federal em 1991 (em Utopia Brasil : Darcy Ribeiro, Isa Grispum Ferraz (organizadora)):

“Herdamos uma das províncias maiores, mais belas e ricas do planeta. Somos um povo movido por uma incansável vontade de viver e de trabalhar; ativado pelo desejo mais intenso de felicidade; animado por uma alegria inverossímil para quem enfrenta tanta miséria. Esse povo nosso multitudinário e criativo aí esta, disperso dentro do que resta da natureza mais prodigiosa da Terra. Aí está à espera de uma política econômica que faça dele o protagonista de seu destino.”

Creio que parte desse texto já está presente no magistral livro, “O Povo Brasileiro”, leitura obrigatória para quem quer melhor entender o que somos. Já deveria ter incluído-o na lista de livros recomendados, mas faço-o agora.

Sigam os seguintes elos para conhecer mais sobre esse importante brasileiro:

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: