Origens da Engenharia de Requisitos

Como diz o Professor Daniel Berry, sou um dos fundadores da área de Engenharia de Requisitos. Isso se baseia no fato de que participei do primeiro comitê de programa da conferência de Engenharia de Requisitos (RE), bem como de ser membro fundador do IFIP W.G. 2.9, grupo dedicado ao estudo da Engenharia de Requisitos.

Acabo de recuperar, e colocar a disposição, uma revisão bibliográfica (“Survey”) que antecedeu minha tese. Esse documento contribuiu para a formação da nova área, que na época chamava-se de análise de requisitos. Eu fui um dos primeiros a apontar o problema com o uso da palavra análise para denotar a semântica da construção de requisitos. Esse relatório foi tão requisitado à Universidade da Califórnia, Irvine que passou a ser listado na “Amazon”.

O texto está em Inglês. É uma coletânea bibliográfica que lista mais de 200 trabalhos em áreas correlatas ao tema.

Em preparação para uma palestra que proferi no Festschrift do Professor John Mylopoulos, precisei conferir a influência de Mylopoulos na Engenharia de Requisitos e recorri ao “Survey”. Essa releitura deixou clara a importância do Professor, principalmente pelo livro “On Conceptual Modelling, Perspectives from Artificial Intelligence, Databases, and Programming Languages”, como também foi uma forte motivação para que eu disponibilizasse o texto.

Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: