Leiam com atenção o anúncio que foi publicado no jornal O Globo nessa Sexta Feira dia 5 de setembro.
Aos poucos, vide nota anterior, a sociedade vai apercebendo-se que, apesar de ser “invisível”, o software pode afetar o nosso dia a dia de maneiras inusitadas e indesejadas.
Pelo que indica o texto, aparentemente, os engenheiros de software deixaram de considerar alguns requisitos não-funcionais. Certamente o contra argumento será o de que o número de acessos foi inesperadamente grande. Será que o trabalho de engenharia de requisitos foi devidamente levado adiante de maneira a vislumbrar a demanda reprimida do show da cantora?
Como sabemos, de longa data, requisitos mal construídos acarretam custos altos e impactos indesejáveis. O fenômeno recente é que a sociedade está sendo informada que “software” existe e que deve ser construído com cuidado.
Mais uma razão para que tenhamos uma preocupação central na educação dos engenheiros de software. Afinal software está e estará, cada vez mais, presente em nosso dia a dia.
p.s. para efeitos de citação: foi o Professor Daniel Schwabe que me chamou atenção sobre o anúncio.
——–
Leia sobre Sistemas de Informação.
Veja a página do autor.
Tags: educação, engenharia de software, ingresso, madona, madonna, show, software, sticky & sweet tour
setembro 7, 2008 às 11:03 am |
Já imaginou só uma situação dessas com o avião no ar, em plena turbulência, o número de requisições aos sistemas de controle nos picos, e aparece uma mensagem desse tipo nas telas… Criei nas minhas disciplinas uma página especial sobre casos dessa natureza, na esperança de que os alunos leiam, se informem, e tomem consciência dos problemas. Abraco, zeluis
setembro 7, 2008 às 3:05 pm |
Obrigado pelo comentário. Por favor coloque o elo para sua página (“página especial sobre casos dessa natureza”) no comentário, assim fica fácil seguir.
setembro 7, 2008 às 9:26 pm |
Pois é meu amigo! Uma garotinha sexu de 50 aninhos chama a antenção… 🙂
setembro 7, 2008 às 9:26 pm |
leia-se “sexy” hehe…
setembro 11, 2008 às 9:24 pm |
Eu quero mais é botar o meu bloco na rua…
agosto 5, 2010 às 5:39 pm |
[…] Na segunda aula tratamos de problemas gerados para a sociedade por razões de defeitos de software. Vale apontar os casos: ambulância de Londres, recall da Volkswagen, e caso da Madona. […]