Em software, como em outras áreas da Engenharia, a noção de projeto é fundamental.
Um projeto é uma maneira organizada de agregar recursos para a consecução de um objetivo, ou conjunto de objetivos.
Quando uma empresa de engenharia civil tem como objetivo construir uma casa, por exemplo, antes dos trabalhos de construção sejam iniciados há que se organizar o trabalho. Para isso define-se o projeto, os recursos a serem utilizados, e divide-se o trabalho em etapas. Essas etapas não são independentes, tendo em vista que o objetivo final é a casa terminada. No entanto, várias etapas podem ser feitas em paralelo, isto é feitas independentes uma das outras, desde de que, no final, se reunam.
Dependendo do número de etapas e do relacionamento de dependência entre as etapas, o gerenciamento do projeto fica mais difícil. Isso é verdade, porque caberá ao gerente observar, por exemplo, se recursos já liberados por uma etapa poderiam ser usados em outra etapa, ou por exemplo, saber como um atraso numa etapa anterior à outras poderia afetar o projeto como um todo.
Se pensarmos que cada etapa tem um início, um fim e uma duração, poderemos modelar essa etapas como um grafo dirigido acíclico, uma rede, onde o fim de uma etapa poderia ser o início de outra. Com esse relacionamento sabemos dizer todas as etapas que precedem a uma dada etapa, sabendo que todas precedem a etapa final.
A técnica PERT- CPM é uma técnica para ajudar o gerenciamento de projetos utilizando o conceito de rede, sendo que um projeto é descrito como uma rede particular, grafo dirigido acíclico, de etapas.
Pesquisando com o Google, encontrei alguns subsídios que podem apoiar o entendimento do uso da técnica PERT-CPM, bem como das ferramentas que apoiam o uso da técnica.
1) Um resumo de um grupo de alunos da PUC-Rio sobre gerência. É um resumo geral, mas bem escrito e com uma introdução abordando o PDCA e outras técnicas de gerência.
2) Notas de aula do Prof. Fernando Nogueira (UFJF) sobre PERT/CPM.
3) Transparências do Prof. Renato Solano (PUC-RS) sobre a aplicação de PERT/CPM em obras civis.
4) Transparências de Thelma Chiossi da Unicamp sobre gerenciamento de projetos de software.
5) Transparências do IME, Cap. Mello, sobre o uso do Microsoft Project para implementar redes PERT – CPM.
6) Transparências da Rice University, Timothy Reidl, sobre definições básicas de uma rede PERT-CPM.
O material acima me pareceu uma boa coleção, de diferentes fontes, sobre uma introdução ao PERT-CPM. Ferrramentas como o Microsoft Project são cada vez mais utilizadas na gerência de projetos, inclusive de software, e contam, também, com meios de auxiliar na gerência de recursos diretamente, e não só na gerência de tempo. O material acima é de responsabilidade dos autores.
Sobre ferrametas: vejam a ferramenta Xplanner, software aberto para a gerência de projetos de software que usam a filosofia XP.
(10/11/2011) Alguns elos que deixaram de funcionar foram recuperados do Arquivo da Internet. Um dos grandes problemas da Internet, como fonte de conhecimento, é justamente a falta de compromisso dos autores/editores em manter o material perene. O Arquivo da Internet é um esforço para se manter o registro do que já foi publicado e apagado.
…………
Leia sobre Sistemas de Informação.
Veja a página do autor.
novembro 29, 2006 às 9:19 pm |
I wish I could learn more about pert system
is it possible ?
março 14, 2007 às 9:24 am |
I’m an civil engenering student and i want to leran more about Pert
julho 3, 2007 às 4:31 pm |
Olá, me foi muito útil , além de explicar , e tirar minhas dúvidas , consegui embasamento para as provas no qual estava estudando .
Obrigado por dividir as informações
Fabiani
julho 3, 2007 às 8:36 pm |
Fabiani, obrigado pelo comentário.
outubro 14, 2007 às 11:29 pm |
[…] Aula 20 Outubro 14, 2007 Posted by pes2006 in engenharia de software. trackback O tema de nossa aula foi gerência. Enfatizamos aspectos da gerência clássica, incluindo a idéia de controle de projetos que originou o método PERT. […]
outubro 17, 2007 às 8:00 pm |
Prof. Júlio Leite, parabéns pelas informações disponibilizadas.
Estou lecionando a disciplina Gestão de Projetos e gostei muito dos links sugeridos.
Grande abraço,
outubro 22, 2007 às 2:27 am |
Francisco,
Obrigado!
novembro 27, 2007 às 9:57 pm |
Grande Professor Júlio Leite! Muito obrigado pelos esclarecimentos!
novembro 28, 2007 às 12:52 am |
Danton,
Obrigado!
fevereiro 27, 2008 às 10:54 pm |
Olá!
Faço faculdade de informática, e tenho um trabalho a ser apresentado sobre CPM, no entanto, não sei por onde começo gostaria de algo de fácil entendimento.
Se poder ajudar mandando masi liks de sites, que contenham esse conteudo, e que sejam de alguma forma de fácil compreensão agradeceria muito. E ajudaria muito!
Obrigada desde já!
março 3, 2008 às 12:40 pm |
Camila,
Os elos fornecidos são um bom começo para sua pesquisa. Use-os e não esqueça de fazer a citação apropriada.
março 6, 2008 às 7:50 pm |
[…] Aula 4 março 6, 2008 Posted by pes2006 in engenharia de software. trackback O tema de nossa aula foi gerência. Enfatizamos aspectos da gerência clássica, incluindo a idéia de controle de projetos que originou o método PERT. […]
abril 14, 2008 às 1:59 pm |
gostei muito do que vi e li sobre o pert queria agradecer a todos porque o vosso trabalho tem me ajudado muito.
abril 14, 2008 às 2:05 pm |
i want to say that i really love your work about pert, because it has helping alot in my study and my job.
abril 14, 2008 às 3:26 pm |
Leonardo,
Obrigado.
agosto 7, 2008 às 6:39 pm |
[…] Aula 2 Agosto 7, 2008 Posted by pes2006 in engenharia de software. trackback O tema de nossa aula foi gerência. Enfatizamos aspectos da gerência clássica, incluindo a idéia de controle de projetos que originou o método PERT. […]
novembro 11, 2008 às 11:36 pm |
olá,gostaria que envia-se um lik,que mostra a estrutura do grafico PERT,de rede de atividades mensais.
desde já agradeço.
abril 2, 2009 às 7:21 pm |
[…] Aula 7 Abril 2, 2009 Posted by pes2006 in engenharia de software. trackback O tema de nossa aula foi gerência. Enfatizamos aspectos da gerência clássica, incluindo a idéia de controle de projetos que originou o método PERT. […]
junho 23, 2009 às 9:42 pm |
Sou estudante de engenharia civil e recentemente estou fazendo um trabalho sobre PERT, e esse trabalho foi sinceramente um “SHOW”com tudo bem explicado, links que nos mostram trabalhos de outras instituições tudo bem detalhado.
meus parabens.
março 26, 2010 às 2:00 am |
Tenho um trabalho e consegui informações muito úteis. obrigado pela ajuda.
junho 18, 2010 às 11:33 am |
Obrigado.
junho 12, 2014 às 3:03 pm |
[…] para conhecer o funcionamento do sistema e puder agir para regula-lo. Em particular lembramos do PERT-CPM como maneira de ajudar a […]