Requisitos: Algumas Perguntas e Respostas

Em Agosto, apresentei uma palestra no Seminário Internacional de Engenharia de Software sobre Engenharia de Requisitos.  Foram várias perguntas que respondi no própio seminário.  No entanto, as seguintes perguntas foram formuladas (por Elaine Alves)  e respondidas após o evento. 

Coloco-as aqui por que achei que podem ser de interesse geral.

1-   ”  Há critérios pré-definidos para, ao se elicitar os macro-requisitos de um software, definir se esse software será um componente COT, uma solução pronta a ser adquirida no mercado, desenvolvido ou ainda um misto dos anteriores?”

Não existe regra geral.  O ponto principal é justamente tentar entender as fronteiras do que se quer.  Isso exige uma investigação preliminar do Universo de Informações.  Nesse caso normalmente deve ficar claro o “Domínio” do problema.  Em função disso faz-se um estudo do que existe disponível.  A partir daí pensa-se em estratégias.

2-   ”  Há alguma forma de, a partir dos macro-requisitos elicitados, conseguir-se identificar algum nicho no mercado para aquisição de componentes COT?”

Como disse acima:  a primeira parte é a identificação do Universo de Informações.  No contexto do UdI há que se buscar fontes de informação sobre possíveis produtos (COTS) já disponívies.  Dependendo da granularidade do COTS o tipo de pesquisa por fontes de informação é diferente.

3-    ” Há critérios definidos ou mínimos para estabelecerem o plano de gerência de requisitos?”

Claro!  O principal é ter uma política bem definida para as tarefas de elicitação, modelagem e análise.  Sem políticas sobre os requisitos, não há como geri-los.
E como se define esse conjunto de políticas?  Com o conhecimento da Engenharia de Requisitos e adequação de um conjunto de Métodos, Técnicas e Ferramentas para o caso em questão.

4-   ”  Até que ponto deve-se considerar os requisitos de informação na aquisição de uma solução pronta no mercado ou na compra de um software de prateleira (componente COT)?”

Veja o que respondi em 1).  Para selecionar um COTS é necessário que existam requisitos!  No entanto o processo é facilitado porque cada opção de COTS já dispõe de conhecimento empacotado, facilitando portanto o trabalho de elicitação.  Na verdade, os requisitos é que irão possibilitar a melhor escolha.  Lembre-se que os requisitos são tanto aqueles que estão relacionados a aspectos funcionais como aqueles relacionados a fatores gerais como por exemplo custo e qualidade (também conhecidos como requisitos não funcionais).

5-    ” Qual seria a outra ferramenta usada na gerência de requisitos além da RequisitePro, da Rational? Vc mencionou uma outra, mas não consegui anotar a tempo.”

Veja no portal de Engenharia de Requisitos uma lista  sobre ferramentas utilizadas por Engenheiros de Requisitos.

Uma resposta to “Requisitos: Algumas Perguntas e Respostas”

  1. Nona Semana | Engenharia de Requisitos (INF 1377) Says:

    […] aula falamos sobre o uso de COTS na engenharia de requisitos e sobre a engenharia reversa como estratégia de elicitação, através […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: