Paul Graham

O Miguel foi quem me passou esse elo do sítio desse lispeiro, que hoje trabalha no fomento de nova idéias na área de software.  Levei tempo para ir explorar o conteúdo desse sítio.  Está em Inglês, portanto de acesso limitado.

Uma das coisas que me chamou a atenção foi uma citação do livro “Structure and Interpretation of Computer Programs“, livro que recomendo (veja elo aí do lado) que resumo dessa maneira: “Livro obrigatório para quem quer aprender a programar. É difícil, mas é essencial.” A citação em questão é: “Thus, programs must
be written for people to read, and only incidentally for machines to execute.” (Programas devem ser escritos para que pesssoas os leiam e apenas incidentalmente para que máquinas os executem). Ou seja programas devem ser escritos para que possam ser lidos por humanos, e para isso precisam ser transparentes.

Recomendo dois textos do autor: “Hackers and Painters” e “Five Questions about Language Design” ele tem uma visão que poderia ser chamada de baixo-para-cima, mas creio que o principal é sua visão do engenheiro de software (aquele que escreve software) como um explorador de alternativas, e por isso sua ênfase em flexibilidade.

Um de seus projetos é a construção de uma nova linguagem, a qual batizou de Arc. Nada posso falar dessa linguagem, mas gostei dos três principios gerais que norteiam seu uso/construção:

1) Esteja preparado para mudar, já que Arc vai evoluir em função de sua própria adoção.
2) Use o forum: idéias, sugestões dúvidas devem ser compartilhadas.
3) Programação exploratória: Arc está sendo feita com esse foco, o de tornar a tarefa de programar menos burocrática e portanto mais divertida.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: