Software Causa A Brusca Queda da Bolsa

No dia 6 de Maio de 2010, a bolsa de valores de Nova York (NYSE) teve uma queda repentina de cerca de 1 000 pontos em poucos minutos. Ações que valiam em média 50 dólares estavam sendo ofertadas a um centavo!

Esse fato refletiu em todas as bolsas do mundo, inclusive na BOVESPA.

Depois de algum tempo o mercado acionou uma parada e ao poucos corrigiu essas ações que ficaram com preço errado. Até agora, a razão para a falta não foi identificada. Na verdade, é bastante provável que o problema tenha sido gerado por software (algorithmic trading)  que não foi identificado em tempo pelos sistemas de controle da bolsa (circuit breaker).

Argumentamos que a solução para esse tipo de problema passa pela Transparência de Software. Muito ainda tem-se que aprender sobre isso, mas na medida em que, o que o software faz é visível, para um conjunto de pessoas, fica mais fácil localizar o problema.

Veja que falamos de um conjunto de pessoas, quando de maneira geral o objetivo da transparência é informar ao cidadão. Ocorre que o conceito de transparência com foco, pode ser bastante útil para o caso de software. No momento estamos estudando esse assunto.

Saiba mais, lendo em nossa coluna em Inglês, consultando o sítio de Transparência de Software e nosso recente artigo na revista alemã WIRTSCHAFTSINFORMATIK.

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: