Transparência – Contas Nacionais

Um dos aspectos importantes de todo indivíduo ou organização é controlar suas despesas, para no mínimo saber onde estão sendo utilizadas as receitas auferidas. Quando as despesas são de uma organização com vários sócios, esses sócios certamente gostariam de saber como as receitas estão sendo utilizadas, isto é, onde o dinheiro recebido está sendo gasto.

Pois bem, um estado também tem sua contabilidade, e no caso os cidadãos deveriam saber onde o dinheiro está sendo gasto. No entanto, poucos, normalmente economistas, ficam interessados em analisar as contas nacionais. Essa semana uma notícia no jornal O Globo me chamou a atenção: falava de um relatório do Ipea sobre Despesas Correntes da União. Fiquei curioso e fui dar uma lida. Recomendo que vejam a tabela 3 (página 15) do referido artigo. A tabela mostra que o Brasil gasta em despesas financeiras (pagamento de empréstimos) 34,1% (2006) do total de suas despesas correntes! Por que?

Porque como diz o autor do artigo, os juros relacionados a essas despesas são juros altos. Veja o que diz Ronaldo Coutinho Garcia o autor do relatório.

Mas a principal causa do crescimento das Despesas Correntes da União não foi o aumento dos gastos sociais ou com pessoal. Quem mais impulsionou o crescimento das DCUs foram as despesas com juros e encargos da dívida. Dado que a dívida pública mobiliária federal interna, em valores reais, foi multiplicada por sete, entre 1995 e 2006, e tem sido remunerada com taxas de juros sempre das mais altas do planeta[0], é inevitável que pressione por aumento da carga tributária, comprima os investimentos públicos, exija superávits primários elevados e, mesmo assim, não pare de crescer.” (Ipea: texto para discussão 1319)

Ou seja, o país gasta mais em pagamento de juros do que com despesas referentes à manutenção da máquina governamental, já que, com pessoal os gastos são 13,42% (2006) de todas as despesas e transferência para estados e municípios são da ordem de 15,90% (2006) de todas as despesas.

Portanto quando serviços básicos que deveriam estar sendo fornecidos pelo estado brasileiro deixam de ser, é bom saber como a “organização” está gastando os recursos.

Pense sobre isso.

——–

Leia sobre Sistemas de Informação.

Veja a página do autor.

Uma resposta to “Transparência – Contas Nacionais”

  1. Para Pensar « Amazing Says:

    […] Veja outra nota relacionada. […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: