A proposta Ajax (veja aqui e aqui também) explora o lado cliente de uma aplicação que usa um navegador como portador de sua interface. Lembrem-se que as aplicações da internet funcionam através de um navegador. Explorer, Firefox e Opera são exemplos de software do tipo navegador.
Esse tipo de software possibilita a comunicação do cliente (seu computador) com o servidor (o sítio que você acessa) através de um conjunto de padrões, tanto de codificação como de protocolos.
A idéia base do Ajax é explorar assincronicidade, possibilitada pela divisão de tarefas, ou seja o cliente pode estar trabalhando independentemente do servidor. Com isso pode-se fazer interfaces mais sofisticadas e melhorar a performace da aplicação, que passa a explorar as capacidades do lado cliente.
As letras do Ajax: “A” vem assincronicidade, “ja” vem de Javascript (é necessário que a máquina virtual Java esteja habilitada no lado cliente) E “x” que vem de XML que é o padrão de codificação utlizado para transporte entre o programa javascript do lado cliente para o servidor.
Um grupo de alunos da PUC-Rio trabalhou numa interface do tipo Ajax e agregaram esta interface ao software livre C&L. Vejam uma demonstração desse protótipo.
Deixe um comentário