Uma palestra sobre Engenharia de Software

Procurando na minha memória estendida, o google, o termo Engenharia de Software (ES), deparei-me com uma palestra de Christian Reis, desenvolvedor de software livre.

Sua palestra está organizada em transparências implementadas em html e php usando ccs. Gostei da implementação, é coerente com software livre.

Ele procura, de certa maneira, contestar o ensino clássico de engenharia de software. Em alguns pontos equivoca-se:"desenvolver software (de qualquer maneira) é Engenharia de Software.". Claro que não é. Aí reside o grande diferencial de quem estudou Engenharia de Software.

No entanto, ele está correto ao afirmar que " escrever código, rodar e testar é um processo de software".

O ponto importante é: existem processos que são mais bem definidos que outros e que são mais produtivos que outros. O conhecimento de ES permite escolher processos. Aqui é chave entender que, para escolher bem, é necessário ter um conhecimento prévio. É certo que um processo não serve para todos os casos. Cada caso é um caso. No entanto estará melhor quem conhece as vantagens e desvantagens de cada tipo de processo.

Gostei de visão de processo da transparência 5. Principalmente do enxague e do repita. O enxague é o passar a limpo, o repita é utilizar a visão de retro-alimentação, fundamental em qualquer aprendizado.

Gostei também da reclamação da falta de bons exemplos. Tem razão. Muitas vezes exigimos que os alunos aprendam errando, quando o ideal seria o de aprender lendo bons exemplos.

Como é de senso comum: para escrever é preciso ler. No entanto, em software encontrar boas leituras não é fácil. Muitas são as razões. No entanto, vai abaixo uma lista que pode ajudar. Pena que os exemplos estão em Inglês…

Para um projeto de software veja aqui.

Para exemplos de códigos veja aqui e aqui. Para ver algo que deve ser evitado veja aqui.

Se souberem de bons exemplos em Português avisem. Existem bons exemplos em Português, claro, estou me referindo a estarem disponíveis na rede.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: